O que é ICLOUD ? e para que Serve? Veja !!

O que é ICLOUD ? e para que Serve?

O iCloud é o sistema de armazenamento na nuvem da Apple que atua de maneira bastante sofisticada. O serviço funciona no iPhone, iPad e iPod Touch e é bastante simples de ser configurado. Entenda como o iCloud atua, aprenda a configurá-lo em seu iDevice e veja se ele é a ferramenta ideal para salvar seus arquivos.

O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa))
O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple 

Armazenamento na nuvem

O conceito-base do iCloud é o armazenamento de arquivos em uma “nuvem”, um servidor online de grande capacidade. Com isso, você não precisa mais do disco rígido do seu aparelho para guardar seus dados. O serviço de nuvem possibilita uma economia de espaço no seu computador ou dispositivo móvel, e permite que seus arquivos sejam acessados por meio de qualquer produto Apple conectado à Internet.

O iCloud sincroniza todos os dispositivos Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos. Ou seja, tudo o que você tem pode ser guardado na nuvem, gratuitamente. Além disso, caso o usuário queira, pode comprar mais espaço para armazenar seus arquivos.

Configuração em poucos passos

Configurar o iCloud é muito simples. Em seu dispositivo móvel, selecione a opção “Ajustes”. Aqui, há uma opção dedicada somente ao serviço. Ative a nuvem e faça o login com a sua Conta Apple (a mesma usada para comprar aplicativos no iTunes). Com o iCloud habilitado, basta escolher os arquivos que você deseja compartilhar entre todos os seus dispositivos. Existem diversas opções, como e-mails, contatos, calendário, fotos e documentos de dados.

Também é possível configurar o serviço nos computadores, inclusive no Windows. Basta fazer o download do Painel de Controle do iCloud e instalá-lo. A configuração é semelhante ao que acontece nos dispositivos móveis. Basta inserir seu login e senha da Apple, escolher os produtos que você deseja sincronizar, marcar a caixa “download automático” e pronto. Sempre que você usar o iTunes, todos os arquivos serão enviados para a sua nuvem automaticamente.

Aproveite o iCloud

 Saiba por que o serviço da Apple é o melhor para gerenciar seus dados entre o PC e iOS na nuvem
Uma série de serviços de armazenamento na nuvem concorrem com o iCloud, mas quando o assunto é gerenciar dados e backups em aparelhos da Apple o serviço da empresa é imbatível, já que centraliza todos os recursos oferecidos tanto no sistema iOS como no OS X. Com a chegada do OS X Maverick e do iOS 9, o iCloud deve ficar ainda melhor. Nas novas versões dos sistemas, previstas ainda para este ano, o iCloud incluirá recursos e melhorias, como o Keychain, um serviço capaz de guardar nomes e senhas, além de dados de cartão de crédito. Ainda tem dúvidas sobre o iCloud? Confira as dicas para aproveitar o melhor do serviço na nuvem da Apple.

Backup sem fio

Além de poder sincronizar os dados do iTunes entre o iOS e o computador por Wi-Fi, é possível dispensar o uso do cabo USB também na hora de fazer backup de músicas, vídeos e outras informações armazenadas nos dispositivos móveis. Com o recurso Backup do iCloud ativado emAjustes > iCloud > Armazenamento e Backup, o aparelho realiza a cópia de segurança sempre que estiver bloqueado, conectado a uma rede Wi-Fi e ligado a uma fonte de energia. Assim, sempre que for carregar a bateria do celular ou tablet, seus dados automaticamente ficam salvos na nuvem e podem ser recuperados em caso de perda.

Backup sem fio

Economize espaço

Quem não quer gastar dinheiro comprando mais espaço de armazenamento no iCloud, além dos 5 GB oferecidos gratuitamente, pode acessar as configurações do serviço para definir o backup somente de aplicativos e dados necessários. Para isso, vá até a seção Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup > Gerenciar Armazenamento do iPhone, iPad ou iPod Touch e acesse a última cópia realizada na opção Backups. Nessa tela, há como deletar alguns backups desnecessários dos itens do aparelho, como jogos ou aplicativos que não são importantes nem muito usados.

Economize espaço

Localize o aparelho

O recurso Buscar meu iPhone é muito útil em caso de perda ou roubo do smartphone. Quando ativado, ele é capaz de localizar o dispositivo em um mapa se estiver conectado à rede de dados ou Wi-Fi. Alguns usuários já tiveram sucesso encontrando o iPhone perdido com a ajuda do serviço. Além disso, com o iOS 7 prestes a chegar, o Buscar meu iPhone será capaz de bloquear o aparelho para restauração somente com a Apple ID do dono do celular.

Localize o aparelho

iCloud como Dropbox

Um truque bem útil para usuários de Mac é transformar o iCloud em uma pasta virtual para arquivar qualquer tipo de arquivo. Para usar o recurso, é preciso ativar a opção Documentos/Dados nas preferências do serviço. Depois, abra uma janela do Finder e tecle Command + Shift + G. Uma caixa de diálogo será aberta. Digite ~/Library para acessar a pasta oculta da biblioteca. Copie e cole os arquivos desejados na pasta Mobile Documents. Todos os dados transferidos para esta pasta serão sincronizados entre Macs que estiverem com a opção Documentos/Dados ativada no iCloud.

iCloud como Dropbox

Suas músicas e compras em qualquer lugar

Com o iCloud ativado no aparelho e no iTunes do PC, todas as compras de aplicativos, músicas ou livros feitas na loja da Apple são automaticamente sincronizadas em todos os aparelhos que usam a mesma conta. Caso a maioria de suas músicas não tenha sido adquirida na iTunes Store, também é possível utilizar o iTunes Match, que armazena na nuvem toda a biblioteca de músicas do iTunes entre os dispositivos. A assinatura do serviço custa 25 reais por ano. Ative a função para sincronizar todas as compras do iTunes em Ajustes > iTunes Store e App Store.

Músicas e compras em qualquer lugar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *